Este vídeo é um curta metragem em 3D. O personagem principal é uma menina chamada Maria José, personagem do sertão nordestino. Podemos perceber que em áreas carentes, a criança normalmente tem gosto e vontade de estudar, mas é obrigada a abandonar seu sonho e a começa a trabalhar, para garantir o sustento da família. Neste meio de tempo, ela cresce, conhece Antônio e se casa. Assim começa a mesma história de sua mãe e tantas outras Marias, engravidando vezes seguidas.
Este é um ciclo que se repete entre grande parte das famílias nordestinas e carentes de todo o Brasil. Até quando a educação vai ser tratada como uma importância secundária? Precisamos refletir nossas práticas e pensar o que realmente podemos fazer para que realidades como essas venham a sumir.
Professores: precisamos criticar e refletir diariamente sobre nossas práticas.
Raphaella, Este vídeo é uma excelente problematização sobre a infância na história do Brasil. Minha sugestão é que você explore conceitos sobre a História da Infância, procurando confrontar o vídeo com as discussões de Phillipe Áries e Maria Luiza Marcílio. Profª Romilda
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRaphaella,
ResponderExcluirEste vídeo é uma excelente problematização sobre a infância na história do Brasil. Minha sugestão é que você explore conceitos sobre a História da Infância, procurando confrontar o vídeo com as discussões de Phillipe Áries e Maria Luiza Marcílio.
Profª Romilda