Brincar é uma das atitudes mais comuns entre a criançada, porém até pouco tempo, muito pouco valorizada. Mais do que ferramenta de desenvolvimento, o brincar desenvolve capacidades importantes como atenção, memória, imitação, imaginação, etc.
Brincando a criança aprende a explorar e refletir sobre sua realidade e a sua cultura, interiorizando-se e questionando as regras sociais estabelecidas. Com as brincadeiras, a criança aprende a fazer, aprende a conhecer, aprende a conviver e aprende a ser. As brincadeiras, em sua maioria, estimulam a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, além de proporcionar desenvolvimento da linguagem, pensamento, concentração e atenção.
O brincar apresenta características diferentes de acordo com as fases do desenvolvimento, segundo Piaget. São três etapas básicas:
1.Dos 0 aos 2 anos de idade: ocorre os chamados jogos de exercícios. A criança adquire competências motoras e aumenta sua autonomia. Ocorrem tentativas de imitar a fala dos adultos, de se locomover sozinhas, de brincar mais no chão do que no berço. Essa fase é fundamental para a formação global da criança.
2. Entre os 2 e os 6/7 anos de idade: a simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras infantis. Nesta fase é comum brincadeiras de faz-de-conta, histórias, fantoches, desenhos e adquirir vida á objetos. Essa fase forma a compreensão e a aprendizagem dos papéis sociais que fazem parte da cultura da criança.
3. A partir dos 7 anos de idade: as brincadeiras e jogos com regras se tornam crucial no processo de aprendizagem e tomada de decisões. Nesta fase, a criança aprende a controlar suas vontades, socializando-se com o mundo e consigo mesmo. Essa fase é importante pois exige da criança uma capacidade de refletir e pensar sobre suas ações, permitindo uma auto-avaliação do seu comportamento moral.
Brincar não é apenas recrear ou divertir-se. Pelo contrário, é a forma mais concreta que a criança tem para se comunicar consigo mesma e com o seu meio. As crianças precisam ter tempo e espaço em seu dia-a-dia destinados á brincar. É atraves do seu espaço lúdico que a criança se prepara para a vida, assimilando, interagindo e integrando-se ao seu meio e a sua cultura.
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ResponderExcluirRaphaella,
ResponderExcluirSeu blog é super criativo, lúdico, riquíssimo em imagens e textos sucintos.
Profª Romilda
rhapha vc tá d parabéns, foi muito criativa.vc e seu grupo.
ResponderExcluirviviane
Parabéns Rafa pelo trabalho!
ResponderExcluirdepois faça-nos uma visitinha !!!