segunda-feira, 11 de junho de 2012

Menina cachorro? Será mesmo verdade?

Precisamos primeiramente definir espécie: "espécie é o conjunto dos seres mais próximos uns dos outros." As espécies evoluem sob a propriedade de transmitirem traços por hereditariedade e são reproduzidos pelos diferentes orgânismos que os compôem. Todos os indivíduos que se comunicam possuem traços parecidos e muitas vezes iguais, dentro de uma mesma espécie. 
Jean Piaget, em suas teorias, tenta explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Cabe ressaltar que ele não apenas descreveu mas, provou cientifícamente, com experiências genéticas, seus estudos. Primeiro, Piaget destacou que os indivíduos se desenvolvem intelectualmente através de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Para Piaget, o comportamento não é inato, ou seja, o indivíduo não nasce com ele já pronto. O comportamento é formado através da interação do indivíduo com o meio em que ele vive, caracterizada como teoria do interacionismo. Em continuação desse pensamento, Piaget mostra que o indíviduo só evolui quando está preparado biologica e psicologicamente para isso. O indivíduo deve assimilar novos conhecimentos e acomodar aos seus anteriores. 
Para Piaget, o desenvolvimento do indivíduo começa dentro do útero da mãe e vai até os 15 ou 16 anos. Esse desenvolvimento é divido em motor, verbal e mental. Essa divisão é importante pois, define os períodos do desenvolvimento da inteligência, onde em cada uma delas, o indivíduo adquire conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade.
Com base nos estudos do grande Jean Piaget, podemos entender o porque essas crianças se comportam como é mostrado na reportagem do Domingo Espetacular da Rede Record. As crianças tiveram seu meio envolvidos com a natureza animal e só tiveram interação com este. Assim, não desenvolveram nenhum tipo de habilidades humanas. Como só foram descobertas quando já adolescentes, não havia mais possibilidades de mudanças totais, já que segundo a teoria de Piaget, essa formação se dá até os 16 anos.

Fonte:
 http://psiesociedade.blogspot.com.br/2011/07/o-individuo-e-o-meio-o-homem-e.html
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm

Um comentário:

  1. O texto acima merecia uma análise comparativa com o texto de Sônia Kramer sobre a Teoria da Privação Cultural e Educação Compensatória. Profª Romilda
    P

    ResponderExcluir